GOVERNO DO ESTADO DE RONDÔNIA
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
E.E.E.F.GOVERNADOR JERÔNIMO GARCIA SANTANA
Rua Robson Ferreira Trevisan nº 2936 – Fone 69-3342 2941
COPA 2010 – POR DENTRO DO LANCE
CEREJEIRAS - RO
GOVERNO DO ESTADO DE RONDÔNIA
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
E.E.E.F.GOVERNADOR JERÔNIMO GARCIA SANTANA
Rua Robson Ferreira Trevisan nº 2936 – Fone 69-3342 2941
Representação de Ensino: Cerejeiras
Nome da Instituição de Ensino
Escola Estadual de Ensino Fundamental Governador Jerônimo Garcia Santana
1.3. Endereço
Rua Robson Ferreira Trevisan n°2936 Centro
Tel69)3342-2941
CEP:76997-000
E-mail: jeronimogarciasantana@hotmail.com
Cerejeiras-RO.
- Coordenação do Profipes/Ren: Gisleiene Soares da Cruz (rencerejeiras@hotmail.com)
APP. Jerônimo Garcia Santana. Agência; 2197-0 C/C 13507-0 CNPJ 84559327/0001-98
Diretor da Escola: Antonia Amância Correia
Vice Diretor da Escola: Elizeu Antonio dos Santos
Secretario Geral: Eliene Concineide Lopes
Supervisoras: Flomena Ferreira da Cruz e Maria Ivone M. Teixeira
Orientadora: Antonia Moraes Lopes
N° de alunos por nível e modalidade de ensino:
Ensino Fundamental Regular:
1º ao 5° ano – 175
6° ao 9º ano – 227
Titulo do Projeto: Copa 2010 – Por Dentro do Lance
Autores do Projeto:
Maria de Fátima Pereira de Oliveira (História)
Leila Martins (Artes)
Nelson Minucelli (Educação Física)
Massal Kavasaki (Educação Física)
Genilsa Aparecida da Silva (Língua Portuguesa)
Publico Alvo:
232 alunos do 6° a 9°ano da Escola Jerônimo
Área de conhecimento:
Língua Portuguesa, História, Arte e Educação Física.
Conteúdos explorados:
Língua Portuguesa – Gêneros textuais, poesias, textos jornalístico, bibliografia, mitos, lendas africanas e brasileiras.
Arte – Artes visuais, ampliação, confecção e pintura de mapas e bandeiras;
História Estudos das bandeiras e mapas do Brasil e países da África;
Educação Física – Modalidade: futebol. Entendendo a formação dos grupos e chaves, pesquisas e leitura de boletins informativos, campeonato interclasse, respeito às regras.
História – Fatos históricos da África e do Brasil, costumes, curiosidades, idioma, etc.
JUSTIFICATIVA
O projeto Copa do Mundo 2010 Por Dentro do Lance apresenta de forma contextualizada e dinâmica atividades rotineiras de sala de aula como: leitura, pesquisa, produção, interpretação de texto, ortografia, resolução de problemas, visando assim despertar maior interesse dos alunos nas realizações das mesmas. Após analise dos quadros de rendimentos do ano de 2009;
6º a 9º Ano (2009)
Série/ ano | Matrícula Inicial | Admitidos Após março | Afastado por abandono | Afastado por transferência | Matrícula final | Aprovados | Reprovados | Taxa de aprovação | Taxa de reprovação | Taxa de abandono |
6ºA | 30 | 01 | - | 06 | 25 | 23 | 02 | 92 | 08 | - |
6ºB | 18 | 06 | - | 05 | 19 | 14 | 05 | 74 | 26 | - |
6ºC | 20 | 04 | - | 06 | 18 | 16 | 02 | 89 | 11 | - |
7ºA | 25 | 04 | - | 04 | 25 | 22 | 03 | 88 | 12 | - |
7ºB | 25 | 06 | - | 08 | 23 | 17 | 06 | 74 | 26 | - |
7ºC | 28 | 01 | - | 04 | 25 | 19 | 06 | 76 | 24 | - |
8ºA | 30 | 02 | - | 01 | 31 | 26 | 05 | 84 | 16 | - |
8ºB | 30 | 04 | - | 07 | 27 | 24 | 03 | 89 | 11 | - |
9ºA | 27 | 01 | - | 04 | 24 | 23 | 01 | 96 | 04 | - |
9ºB | 21 | 03 | - | 04 | 20 | 16 | 04 | 80 | 20 | - |
total | 254 | 31 | - | 49 | 237 | 200 | 37 | 84 | 16 | - |
Fonte: Ata de desempenho Final
Constata-se elevada porcentagem de reprovação dos alunos de 6º ao 9º anos, e em reunião no inicio do ano letivo de 2010, com os professores percebeu-se que a maior dificuldade de aprendizagem está atrelada a uma prática pouco efetiva para estimular a curiosidade e interesse dos alunos, que consideram as aulas monótona e desinteressante. Diante disso deparamos: de um lado com práticas descontextualizada com aulas pouco produtiva, do outro lado alunos desinteressados com comportamento rebelde e notas baixas, gerando muita preocupação para a equipe da escola. A partir destes dados concebeu-se no PPE como prioridade pedagógica ¨adotar metodologia interdisciplinar e contextualizada¨ com a intenção de combater os problemas críticos de ensino e aprendizagem visando reverter este quadro, os professores das disciplinas – Língua Portuguesa Historia e Educação Física tendo como suporte a disciplina de Arte em uma proposta interdisciplinar, propôs este projeto: “Copa do Mundo 2010”: Por Dentro do Lance, aproveitando um assunto que está na mídia e também é um esporte intrínseco nos alunos tornando possível relacionar os conteúdos didáticos com o tema, contextualizando e propiciando além do conhecimento acadêmico, autonomia na construção desse conhecimento, o enriquecimento na introjeção de valores e atitudes almejadas.
Assim também se espera que ao final do projeto os professores incorporem em suas aulas, praticas pedagógica mais efetiva e seu plano de curso seja mais contextualizado de forma a dar mais significado ao processo ensino e aprendizagem.
OBJETIVO GERAL
Compreender que o tema Copa do Mundo 2010 – Por dentro do lance firmada numa prática pedagógica dinâmica e interativa efetivará uma aprendizagem significativa.
OBJETIVOS ESPECIFICOS
Identificar em diferentes gêneros textuais, informações que sejam relevantes para a referencia cultural do Pais Sede da Copa2010.
Perceber através de pesquisa as diferenças e semelhança étnica-racial dos povos africanos e brasileiros.
Registrar através da escrita, das artes visuais e da dança os costumes e religiosidades dos povos africanos
Compreender as regras da modalidade esportiva: futebol.
METAS
Subsidiar no 2º e 3º bimestres 100% dos recursos necessários para a execução do projeto.
Elevar de 35% para pelo menos 95% o engajamento dos alunos do 6º ao 9º ano nas atividades propostas no 2º e 3º bimestres.
Socializar 100% das atividades dos alunos no final dos bimestres, onde os mesmos demonstrarão suas habilidades e competências para a oratória.
METODOLOGIA
● Reunião com a comunidade escolar para definição do tema;
● Elaboração da proposta discutida em reunião;
● Formulação do projeto;
● Apresentação do projeto aos professores e reformulação do mesmo;
● Apresentação do projeto aos alunos;
● Início das atividades do projeto com alunos;
● Levantamento das entrevistas, reportagens, noticia relacionada à “Copa do Mundo”.
O projeto Copa do Mundo 2010 – Por Dentro do Lance terá como base o método da pesquisa da analise, da produção e reprodução, onde o aluno não recebendo tudo pronto, participará ativamente do processo, possibilitando assim o aprendizado dos procedimentos necessários para adquirir, organizar, interpretar e produzir conhecimento. O foco principal das atividades será a leitura, a interpretação de textos. A produção e reprodução de texto, a pesquisa bibliográfica, o desenvolvimento da oralidade. A expressão artística do aluno, onde o mesmo com a orientação do professor terá autonomia para expor suas idéias dentro das delimitações dos temas propostos. A equipe da escola organizará um dia para a socialização dos produtos finais de cada turma envolvida onde os pais ou responsáveis serão os convidados de honra e serão recepcionados pelos alunos com a supervisão da equipe da escola.
6° anos ABC
Língua Portuguesa e História
● Gêneros textuais e poesia. Poetas brasileiros – pesquisar no acervo da escola, na internet usando o LIE (Laboratório de Informática Escolar). Poesia africana, produção e reprodução de poesia, estudo de ortografia, sinônimo das palavras usadas. Analisar os tipos de recursos utilizados (linguagem) na poesia. Observar e ressaltar as diferenças e as semelhanças do português falado no Brasil e partes da África que fala Português. Na aula de História essas regiões serão identificadas no Mapa Mundi, destacando as cidades mais importantes onde acontecerão os jogos.
● Assistir pessoas declamando poesia: observar a expressão oral e corporal dos declamantes.
● Como produto final esses alunos juntamente com a professora produzirá um livro de poesia com a produção dos alunos e mais a reprodução de poesias famosas, esse livro será encadernado e autografados pelos autores em uma tarde de autografo com apresentação de um sarau de poesia para os pais doas alunos envolvidos.
7° ano A e B L. portuguesa
● Estudo de mitos e contos africanos.
● Leitura e interpretação de mitos.
● Analise da narrativa do mito.
● Influencia dos mitos africanos nos mitos brasileiros.
● Estudos das palavras desconhecidas.
● Os alunos juntamente com a professora usando LIE selecionará os mitos mais interessantes do ponto de vistas dos alunos, e montará uma coletânea desses mitos para acervo da escola. No final do projeto como produto final também será apresentado ( em forma de teatro) um mito para os pais dos alunos.
8° ano
L. Portuguesa e História – O que é Biografia
Repertoriar os alunos com varias biografias para o conhecimento e analise organização das palavras para a narrativa de uma biografia.
Estudos das palavras, (ortografia, sinônimo, antônimo...).
Pesquisar na internet, imprimir e organizar as biografias de 03 personalidades negras, (Pelé, Nelson Mandela e Cafu).
Em História os alunos irão pesquisar o local onde eles nasceram e fazer um paralelo em um cartaz sobre diferenças e semelhanças desses locais e dessas personalidades. Esses cartazes serão expostos no mural da escola.
No final, professoras de (português e história) e alunos produzira sua biografia.
Fazer uma exposição oral no auditório da biblioteca da escola das biografias produzidas usando o microfone e caixa de som entre os alunos e professores dos 9º anos.
.
9° ano –
L. Portuguesa e História
Entrevista, reportagens, noticia relacionada à “Copa do Mundo”.
Leitura e interpretação.
Analisar os tipos de noticias, reportagens e entrevistas. (analisar uma mesma noticia em diversos canais de TV ou interprete).
Observar diferenças e semelhança de uma noticia reportagens, entrevista falada para escrita.
Usando a internet e outras fontes como recorte jornal, revistas, selecionar noticias de esporte e organizar em um mural no pátio da escola.
Reproduzir noticia e expor no jornal Mural
Pesquisar e apresentar no mural da escola uma vez por semana Curiosidades sobre o País sede da Copa do Mundo
Artes
● 6º e 7º anos – Desenhos e pinturas das bandeiras do Brasil e de países da África em tecido e decorar a entrada da Escola, pesquisar e apresentar aos pais uma (coreografia) dança típica africana, encenação de mitos para aluno do 3º ano A do Ensino Fundamental.
● 8º e 9º anos – Ampliação e desenho do mapa do Brasil e da África do Sul no pátio da escola usando tinta esmalte sintético.
Pesquisar e apresentar p/ os pais uma dança brasileira que foi influenciada pela cultura africana.
Educação Física
O professor de Educação Física organizará um campeonato de Interclasse para os alunos da escola, com torcida organizada tendo pais dos alunos como membros, respeitando todas as regras de um campeonato normal. Explicando para os alunos como são formados os grupos, as chaves dos paises integrantes da Copa do Mundo.
Semanalmente ele fará com a participação do 7° ano A um boletim informativo sobre a copa do mundo e o fixará em mural no pátio da Escola.
Organizar um bolão sobre os vencedores de cada grupo de jogos da copa do mundo com apostas no time vencedor. O Professor de Educação Física mobilizará os alunos para apostarem e confeccionar o instrumental de aposta, que será público p/ todos.
Haverá 01 ganhador por grupo.
Os vencedores do bolão ganharão como prêmio 01 camiseta da Seleção Brasileira
CRONOGRAMA
ATIVIDADES | Jan | Fev | Mar | Abr | Mai | Jun | Jul | Set | Out | Nov |
Apresentação do Projeto PROFIPES aos professores na semana pedagógica. |
|
X |
|
|
|
|
|
|
|
|
Elaboração da proposta discutida em reunião; |
|
| x |
|
|
|
|
|
|
|
Divisão dos temas por professor |
|
| X |
|
|
|
|
|
|
|
Elaboração do projeto/apresentação aos discentes e atividades em sala de aula |
|
|
| X | x |
|
|
|
|
|
Pesquisa e leitura de diferentes gêneros |
|
|
|
| X | X | X |
|
|
|
Ampliação dos desenhos das bandeiras e dos mapas. Pintura dos mapas da África e do Brasil no muro da escola. |
|
|
|
| X | X | X |
|
|
|
Levantamento das entrevistas, reportagens, noticia relacionada à “Copa do Mundo”. |
|
|
|
| x | X | X |
|
|
|
Campeonato interclasse |
|
|
|
| x |
| X |
|
|
|
Socialização para os pais e comunidade do produto final do PROFIPES. |
|
|
|
|
|
| x |
|
|
|
Premiação do bolão |
|
|
|
|
|
| x |
|
|
|
Relatório final |
|
|
|
|
|
|
| X |
|
|
Recursos:
Recursos humanos:
Professores e alunos das séries envolvidas, Equipe técnico pedagógico da escola Pais de alunos.
Recursos matérias disponíveis na escola:
- Computadores
- Impressoras
- Internet
- Fantoche
- Dicionário de português
- Caixa de som
- Livro didático
- livros de literaturas (poesia, mito, contos, biografia...).
Avaliação
A avaliação do desempenho da aprendizagem dar-se-a no decorrer do 2º e 3° bimestre, onde serão considerados os quesitos: participação em grupo 2,0 – produção individual 2,0 – assiduidade nas atividades 1,0, que constituirão a nota dos referidos bimestre.
Os professores das disciplinas e turmas envolvidas terão uma ficha para computar no final dos bimestres.
Instrumental
Aluno | Participação em grupo 2,0 | Produção individual 2,0 | Assiduidade na atividade 1,0 |
01 |
|
|
|
02 |
|
|
|
03 |
|
|
|
04 |
|
|
|
05 |
|
|
|
06 |
|
|
|
07 |
|
|
|
08 |
|
|
|
09 |
|
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário